Quando você abre um chamado de manutenção no Trílogo, é comum encontrar uma série de informações. No entanto, a definição do status desempenha um papel crucial na gestão de manutenção, pois ajuda a manter o controle de prazos e processos de maneira eficaz.
Agora que você sabe a importância de definir os status de um ticket, que tal identificar conosco o seu perfil de usuário no Trílogo? Dessa forma, poderemos te dar dicas objetivas com base nas necessidades que você tem ao gerir seus chamados.
Selecione abaixo a frase que melhor te define – e boa leitura!
Na minha empresa…
1 – Eu sou a pessoa que identifica os problemas e abre chamados.
2 – Eu sou responsável por resolver chamados de manutenção.
Se na sua empresa você é a pessoa responsável por identificar problemas e abrir chamados, você tem “Solicitante” como perfil de usuário! Para abrir seus chamados com mais eficiência, recomendamos que você faça uso do Trílogo para Solicitantes – baixe clicando aqui.
Como um solicitante, você não pode alterar o status de um ticket logo de início, pois tal função é destinada à pessoa que irá executar seu chamado. No entanto, quando o ticket for alterado para “executado”, você pode alterar o status do ticket com as seguintes etiquetas:
Vistoriar: Essa opção é um tanto quanto especial, pois surge apenas após um ticket ser executado. Quando selecionada, será possível avaliar a qualidade do serviço e o tempo em que foi realizado.
Visualize a opção “Vistoriar” no ticket do seu interesse. Logo em seguida, preencha as áreas com as informações necessárias.
Rejeitar: Indica que a manutenção realizada não foi aprovada. Quando selecionada, será possível justificar a rejeição e o ticket será reaberto para o executante.
Para além de indicar os status atuais do processo, lembre-se de ser detalhista: inclua imagens, redija descrições minuciosas e adicione comentários conforme necessário. A atenção aos detalhes é crucial para uma comunicação eficiente, o que resulta em manutenção mais eficaz.
Se na sua empresa você é a pessoa responsável por resolver os chamados de manutenção, você tem o perfil de “Executante”! Para melhorar a eficiência na resolução de chamados, recomendamos o uso do Trílogo para Executantes – faça o download clicando aqui.
Como um executante, você fará uso dos status para notificar ao solicitante em que etapa do processo você está. Ao visualizar o ticket será possível visualizar o status atual do ticket (na parte superior da tela), informações adicionais no decorrer da tela e um botão para indicar os status (na parte inferior). Selecione o ticket que você deseja alterar o status.
Quando o ticket estiver com o status em “Aberto”, será possível mudar o status para “Em execução” clicando no botão na aba inferior do ticket.
Quando o ticket estiver em execução será possível visualizar mais duas opções de etiquetagem: pausar e executar. Caso ainda existam detalhes para concluir e o trabalho precise dar continuidade, é possível “Pausar” a execução.
Se todos os processos que envolvem o ticket estiverem concluídos, será possível parar a execução. Ao selecionar o status “finalizar execução”, você poderá adicionar fotos do resultado da manutenção e um comentário que repasse informações importantes sobre a finalização do processo.
Após executar o ticket, você não poderá mais visualizá-lo em sua interface, a menos que o solicitante rejeite a execução e retorne o ticket para você.
Além de informar os status atuais do processo, enfatize a importância dos detalhes: anexe imagens, forneça descrições minuciosas e adicione comentários quando necessário. Atenção aos detalhes é fundamental para uma comunicação eficaz, o que, por sua vez, contribui para uma manutenção mais eficiente.
Que tal avaliar esse artigo, indicando se ele foi útil ou não na resolução da sua dúvida? Assim, você nos ajudará a melhor experiência para nossos usuários.