Como criar e usar os checklists

Os checklists do Trílogo servem para direcionar processos e demarcar tarefas que precisam ser executadas, aperfeiçoando toda a delegação de funções durante a gestão de manutenção. 

Além do mais, é possível criar checklists para qualquer tipo de ticket, seja ele predial, de bem ou de procedimento

Para criar um checklist, acesse a versão desktop do Trílogo com o seu domínio, localize o menu “Cadastros” e clique em “Checklists”.

Para criar um checklist com base em suas necessidades, clique no botão “Novo Checklist” e comece a configurar o seu. 

É possível nomear, determinar o tipo de checklist e ativar algumas configurações adicionais. Vamos por partes:

1 – Tipos de Checklists 

Os checklists se dividem em três categorias, sendo elas: Sim/Não, Graduação e Personalizado.

O checklist de Sim/Não demarca se as atividades foram feitas ou não, podendo ainda acrescentar o item N/A (Não se aplica) para as respostas. Já o checklist de Graduação avalia as atividades sugeridas de forma qualitativa em 5 níveis, variando de Ótimo para Péssimo, enquanto o Checklist Personalizado você pode incluir as respostas que desejar.

2 – Configurações Adicionais 

As configurações adicionais de um checklist, de modo geral, determinam as características e como o checklist se porta em determinadas situações dentro do ticket. Com as configurações adicionais é possível determinar se um checklist:

– Está ativo;

– Realizará arquivamento ou execução automática do ticket ao finalizar o último item;

– Possui checklist sequencial (podendo alterar o responsável por cada item);

– Se possui resposta única.

Caso tenha alguma dúvida sobre a função de cada configuração adicional, não se preocupe! Ao deslizar o mouse no ponto de interrogação ao lado de cada função, é possível visualizar uma breve descrição do item. 

Após configurar o checklist, você deve adicionar itens que guiem as pessoas envolvidas no chamado de manutenção. Para criar um novo item, visualize o checklist criado, localize a aba “Itens do Checklist” e clique em “Adicionar Item”.

Lembre-se sempre de fornecer o máximo de informações possíveis, adicionando nome, descrição, peso, anexos, comentários e muito mais! 

Criei meu primeiro checklist, e agora? 

Para fazer uso do checklist, você deverá acessar a aba “Cadastros” no menu do site e clicar em uma dessas opções: procedimentos, regras de tickets automáticos, serviços, tipos de bem ou tipos prediais. Na página selecionada, você deve pesquisar pelo item que você deseja anexar o checklist e clicar em Editar. 

Na página de edição do item selecionado, você deve ir em “Configurações Avançadas” e selecionar o checklist na aba disponível para tal. Não esqueça de marcar caso você deseja vincular o checklist para tickets manuais e automáticos.

Agora você já pode fazer uso dos checklists do Trílogo!
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time de suporte clicando aqui.

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