Custos do Ticket: tudo que você precisa saber sobre o novo campo!

A seção Nota Fiscal foi atualizada e agora se chama Custos do Ticket.💲
Esse recurso permite consolidar todas as informações financeiras de um chamado em um único lugar, garantindo mais transparência, acompanhamento e controle dos gastos.

Como os custos são criados?

Os custos podem ser registrados de duas formas:

  • Automática → quando uma cotação é finalizada, o custo é gerado com base nos valores da mão de obra, materiais e observações da cotação.
  • Manual → por meio da criação de um custo adicional, que pode incluir anexos, valores e notas fiscais.

Passo a passo para cadastrar um novo custo

Os custos podem ser anexados de forma automática ao aprovar um orçamento na cotação, ou de forma manual preenchendo cada campo. Para cadastrar um novo custo manualmente, acesse o ticket em questão e desça até o campo “Custos do Ticket“.

Clique no botão “+ Novo Custo” e comece a preencher os campos necessários como:

  • Tipo de custo
  • Valor
  • A qual empresa prestadora ou fornecedora esse custo está atrelado (opcional)
  • Frete (opcional)
  • Número do documento
  • Data da emissão
  • Data de vencimento
  • Anexos: seja a nota fiscal ou qualquer outro documento ou registro que esteja ligado ao custo.

As informações poderão ser editadas a qualquer momento enquanto o ticket estiver no status Executado ou Vistoriado. Ao finalizar o preenchimento, clique em “Concluir

Você pode criar quantos custos forem necessários, e até dividir em mão de obra e materiais. Clicando em “Visão consolidada” você poderá visualizar de forma resumida e conferir o custo em cada área e o total.

Regras de criação e edição dos custos

⚠️ Custos e notas fiscais só podem ser adicionados a tickets nos status Executado ou Vistoriado. A única exceção são os custos de materiais, que podem ser lançados já no status Aberto, pois em muitos casos a empresa precisa fornecer o material antes que o prestador execute o serviço.

⚠️ Tickets arquivados não permitem criação ou edição de custos.

⚠️ Toda alteração (adição, edição, exclusão ou inclusão de nota) fica registrada na Timeline do ticket, garantindo histórico completo.

⚠️ Se uma cotação for cancelada ou reaberta, o custo correspondente é excluído.

⚠️ O filtro atual de Nota Fiscal foi mantido e agora também considera tickets com custo vinculado.

⚠️ Não haverá filtro específico para custos neste momento.

⚠️ Prestadores e fornecedores poderão ser vinculados ao custo, mas só terão acesso a custos em que estão vinculados.

FAQ – Custos do Ticket

📌 Posso criar custos em qualquer ticket?

Não. Custos só podem ser criados ou editados em tickets nos status Executado ou Vistoriado. Tickets arquivados não permitem alterações.

Tickets Abertos – anexo de custos somente de materiais
Tickets Executados e Vistoriados – anexos de custos de materiais e mão de obra
Tickets Arquivados – não permite o anexo de custos

📌 Quem pode visualizar os custos?

  • Gestores têm acesso completo.
  • Prestadores e fornecedores só visualizam os custos em que estão vinculados.

📌 Posso editar um custo já criado?

Sim, desde que o ticket esteja em Executado ou Vistoriado. Toda alteração (edição, exclusão, inclusão de nota) fica registrada na Timeline do ticket.

📌 O que acontece com os custos quando a cotação é cancelada ou reaberta?

O custo correspondente é excluído automaticamente.

📌 Existe filtro específico para custos?

Não. O filtro de Nota Fiscal foi mantido e agora inclui tickets que tenham notas vinculadas a custos.

📌 O que acontece se uma nota fiscal for lançada por um usuário externo?

Nesse caso, o prestador vinculado ao custo será o mesmo que criou a nota. Se a nota for registrada por um gestor interno, ele pode vincular um prestador manualmente.

📌 Como saber que a funcionalidade foi atualizada no meu sistema?

Ao acessar o detalhe do ticket, desça a tela até e verifique se tem um campo chamado “Custos do ticket” logo abaixo do mapa.

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