Dicas para sua gestão de equipes externas não ter erros

Jordânia Caetano

5 minutos de leitura

Publicado em 21 de agosto de 2023

Como está a sua gestão de equipes externas? A resposta para a pergunta deve vir afiada e cheia de confiança, afinal, se na sua empresa há serviços sendo oferecidos por meio de vendedores, técnicos ou prestadores de serviço, uma boa gestão é sinônimo de competitividade e diferencial para o cliente. 

Por isso, hoje separamos algumas dicas indispensáveis para quem busca otimizar essa gestão tendo mais controle sobre a qualidade dos serviços prestados e a produtividade da equipe de campo

O que você vai encontrar neste post:


Veja também: Como escolher o melhor software de manutenção predial

Como se caracteriza a gestão de equipes externas?

A gestão de equipes externas é diretamente associada ao controle operacional e liderança de colaboradores que precisam realizar suas funções fora do ambiente da empresa. Logo, no segmento de manutenção predial, temos os prestadores de serviços como personagens chaves nesse modelo de trabalho. 

É preciso que gestores e supervisores estejam atentos e conectados a estes colaboradores para que toda a operação flua de forma natural e sob controle. 

Principais desafios enfrentados na gestão de equipes externas

Engana-se quem pensa que a gestão de equipes externas é algo simples de ser feito. Os desafios existem e cada dia mais colocam à prova a resiliência de muitos profissionais, principalmente quando o assunto é gerenciamento de manutenção.

Alguns dos principais desafios são:

  • Falha de controle operacional
  • Falta de processos definidos
  • Falta de histórico digital dos serviços prestados (ou da organização do mesmo)
  • Ausência de comunicação rápida e objetiva sobre as ordens de serviço
  • Falha na comunicação com o time
  • Ausência de dados sobre a produtividade dos colaboradores



Veja também: Prestador de serviço: confira 5 dicas para a divulgação do seu negócio

Dicas para otimizar de vez a gestão de equipes externas

1. Tenha processos bem definidos

Estruture todos os processos de operacionalização da sua equipe, desde a rotina de início do trabalho até os procedimentos pós-execução de um serviço. Desse modo, cada um estará a par das obrigações e necessidades contempladas no dia a dia profissional. 

2. Forneça informações detalhadas sobre as ordens de serviços

Quando cada prestador consegue ter acesso às demandas do dia de forma rápida e prática, fica muito mais fácil resolver o problema do cliente no menor tempo possível.

Desse modo, não abra mão de fazer com que cada um deles tenha acesso (o quanto antes!) aos chamados em aberto que precisam executar.

3. Estabeleça prazos para cada tipo de chamado 

Quando um cliente abre um chamado, ele precisa que seja atendido de forma mais breve possível e a sua equipe externa precisa sempre ter isso em mente, afinal, pode ser o grande diferencial do seu time.

Para uma melhor gestão de equipes externas, ter essa definição de prazos limites é primordial. Porém, vale lembrar que antes de defini-los é necessário avaliar o tempo médio de execução de cada serviço para estipular o padrão que sua empresa irá seguir. 

4. Comunique-se em canais adequados e de forma clara 

Não dá pra negar que muitos erros são cometidos por falta de uma comunicação clara com os colaboradores, onde a mensagem muitas vezes é disparada em canais que não são adequados. De nada adianta enviar mensagens para o time naquele aplicativo verdinho onde eles também ficam recebendo mensagens de bom dia ou do grupo da família, não é mesmo?

Centralizar as comunicações com o time em um local apropriado e voltado para assuntos do trabalho é importante para quem busca uma melhor gestão e comunicação.

 5. Use a tecnologia a favor da sua gestão de equipes externas  

A tecnologia pode estar do seu lado para uma gestão mais prática e otimizada. A realidade é que são diversas as opções disponíveis no mercado que podem ajudar sua empresa a digitalizar todos esses processos e ter mais controle do time em campo. 

Assim, por meio de um software de manutenção e de gestão para equipes externas você pode ter acesso a relatórios de produtividade, histórico de chamados executados, fotos e muito mais! 

A boa notícia é que, com o Trílogo, você consegue aproveitar todos estes recursos para gestão de equipes externas e muito mais!

Olha só o que você encontra:

  • Definição de SLA (para controle de tempo por ordem de serviço a ser atendida)
  • Controle de equipes externas por geolocalização (para saber exatamente onde cada prestador está em atividade)
  • Vistoria (permitindo que o cliente confirme e avalie digitalmente a execução do serviço)
  • Checklists de procedimentos de serviços (para padronizar as etapas de atendimento e garantir a qualidade da execução) 
  • Chat integrado à plataforma, ideal para comunicação com clientes e prestadores externos em um único lugar (e fora do Whatsapp, o que fica bem mais profissional e organizado, não é verdade?).


Por isso, não abra mão de conhecer um pouco mais sobre a nossa plataforma que também oferece um aplicativo para gestão de equipes externas exclusivo para técnicos executantes. 

Nosso time de especialistas está disponível para realizar uma demonstração gratuita do Trílogo para que você se surpreenda com tudo o que a nossa solução pode oferecer.

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Jordânia Caetano | Comunicação & Marketing Trílogo

A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.