Como fidelizar clientes de manutenção predial
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Publicado em 30 de abril de 2025
Muitas empresas instalam sistemas de alarme, câmeras de CFTV, controle de acesso e sensores de presença para garantir proteção, mas será que apenas isso basta? Já te antecipamos que não. De nada adianta investir nesses recursos se você não se preocupa com a manutenção da segurança eletrônica!
Sem a devida atenção, falhas podem ocorrer e quando você perceber poderá ser tarde demais. Neste artigo, vamos mostrar por que a manutenção de sistemas de segurança eletrônica deve ser tratada como prioridade estratégica e como estruturá-la para evitar riscos, falhas operacionais e perdas financeiras.
Se você é gestor de manutenção, de facilities ou responsável pela segurança predial, acredite: este conteúdo vai ser muito útil!
Se você está focando apenas na manutenção corretiva, sentimos informar que você pode estar com um problema (ou quem sabe muitos!).
Quando a manutenção só ocorre após uma falha, o custo é mais alto — não apenas financeiro, mas também em termos de confiança e continuidade das operações. Equipamentos importantes, como gravadores de imagens, sensores de incêndio e sistemas de backup, muitas vezes deixam de funcionar por meses até que alguém perceba. E nesse meio tempo, a empresa fica totalmente vulnerável.
Segundo dados da ABESE, organizações que operam com planos preventivos de manutenção reduzem em até 60% a ocorrência de chamadas emergenciais.
Passo 1: Realize um inventário técnico completo
Faça um mapeamento de todas as tecnologias que foram instaladas na sua empresa, documentando as seguintes informações documentadas:
Esse mapeamento é essencial para programar manutenções, prever troca de peças e calcular o tempo de vida útil de cada componente.
Dica: Contar com um sistema que possibilita um inventário digital vai ajudar você a ter mais controle e ter acesso a essas informações de qualquer lugar, sem depender de planilhas ou documentos físicos.
Leia também: Sistema de Inventário Patrimonial: como usar e controlar bens
Nem todos os equipamentos têm o mesmo nível de importância. Priorize aqueles que:
Essa análise ajuda a definir a frequência de manutenção ideal para cada item, otimizando o uso de recursos técnicos e financeiros.
Com base na criticidade, estabeleça checklists para inspeções semanais, mensais e semestrais. Os itens mais comuns incluem:
Seja o time interno ou um prestador de serviço terceirizado, todos os envolvidos devem conhecer os padrões técnicos dos sistemas instalados e os processos que devem ser seguidos.
Exija que os fornecedores estejam certificados e atualizados com as tecnologias mais recentes. Já os colaboradores devem ser capazes de identificar falhas simples, realizar primeiros testes e registrar ocorrências.
Passo 5: Garanta a documentação e rastreabilidade
Manter registros de cada visita técnica, inspeção realizada e ação corretiva é fundamental, especialmente para empresas que:
A rastreabilidade vai destacar o comprometimento da empresa com a segurança e pode ser decisiva em casos de sinistros ou disputas judiciais.
Manter um controle visual de dados como número de falhas, tempo médio entre reparos, frequência de visitas e SLA de atendimento permite otimizar a operação.
Com uma plataforma especializada em gestão de manutenção, é possível:
Essa digitalização traz agilidade, evita esquecimentos e permite análises gerenciais para tomada de decisão.
Leia mais:
Melhores práticas para utilizar um CMMS
Checklists de manutenção: como criar e otimizar sua gestão
A manutenção de sistemas de segurança também reflete na reputação da sua empresa
Além da proteção física, um sistema de segurança bem mantido reforça a imagem da empresa como séria, organizada e comprometida. Isso é especialmente importante para negócios que recebem público, operam com dados sensíveis ou mantêm contratos com terceiros.
Ignorar a manutenção pode comprometer não só os equipamentos, mas a confiança dos seus clientes, parceiros e colaboradores.
Se sua empresa quer sair do papel e levar a gestão de manutenção a um novo patamar, a Trílogo pode ajudar.
Nossa plataforma foi desenvolvida para centralizar, automatizar e dar visibilidade total à manutenção predial e de sistemas eletrônicos.
Será possível:
A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Somos dedicadas a fornecer conteúdos relevantes e atualizados para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção