Como fazer orçamento de prestação de serviços?

Victória

6 minutos de leitura

Publicado em 27 de maio de 2024

Se você é prestador de serviços, ter contato com clientes e elaborar orçamentos com certeza fazem parte da sua rotina. Mas, você sabe a estrutura correta e como montar um orçamento eficiente?

Elaborar um orçamento para prestador de serviço de manutenção pode parecer uma tarefa simples, mas exige atenção a diversos detalhes para garantir clareza, precisão e confiança entre as partes envolvidas. Um orçamento bem estruturado não apenas facilita a comunicação entre o prestador de serviços e o cliente, mas também ajuda a evitar mal-entendidos e garantir que ambas as partes estejam cientes de suas responsabilidades. 

Neste artigo, vamos te ajudar mostrando quais os principais elementos que devem compor um orçamento eficaz para serviços de manutenção.

Passo a passo de um orçamento eficiente

1. Identifique as partes envolvidas no orçamento

O primeiro passo é garantir que o documento inclua informações claras sobre as partes envolvidas. Isso deve incluir:

  • As informações da sua empresa – nome fantasia, CNPJ, endereço, telefone, e-mail e, se possível, a logo. Inclua também o número do orçamento para o controle interno dos seus orçamentos no geral.
  • As informações do seu cliente – nome do cliente ou da empresa contratante, endereço, telefone e e-mail para facilitar a comunicação caso você tenha que retornar contato.

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2. Faça uma descrição detalhada dos serviços que serão prestados

  • Especifique se o serviço é de manutenção preventiva, corretiva ou emergencial.
  • Descreva as atividades que serão realizadas, como inspeção, reparo, substituição de peças e limpeza.
  • Informe o local onde os serviços serão realizados, incluindo endereço completo.

3. Descreva os materiais e equipamentos

Muitas vezes seu cliente vai querer saber o que ele vai estar pagando ou que está incluso no valor final. Então, quanto mais específicas as informações que você colocar, melhor será para ambos. Inclua uma lista completa dos materiais e mão de obra necessários para a realização do serviço Liste:

  • Peças e materiais com seus respectivos custos unitários e totais.
  • Equipamentos a serem utilizados e, se necessário, o custo de aluguel desses equipamentos, como andaimes.
  • Número de profissionais que estarão envolvidos na execução do serviço (opcional).
  • Horas estimadas de trabalho que cada profissional dedicará ao serviço (opcional).
  • Custo por hora de cada profissional (opcional).
  • Custo total da mão de obra.

4. Informe os custos adicionais

Caso necessário, você pode incluir os custos adicionais que possam surgir como deslocamento, taxas, impostos ou outros custos. Mencione quaisquer outras despesas, como tarifas de urgência ou sobretaxas por trabalhos fora do horário comercial.

5. Informa as condições de pagamento

Detalhe claramente as condições financeiras:

  • Especifique se o pagamento será à vista, parcelado, antecipado, etc.
  • Indique os prazos para cada pagamento.
  • Caso necessário, informe as condições para possíveis reajustes ou revisões de valores.

6. Deixe claro o prazo para a execução do serviço e a garantia

  • Especifique a data prevista para o início e fim dos serviços.
  • Se possível, apresente um cronograma detalhado das atividades.
  • Detalhe as garantias sobre os serviços prestados.

7. Explique os termos e condições

Não é obrigatório, mas se possível, inclua todos os termos e condições que irão reger o contrato para que o seu cliente saiba antecipadamente das condições gerais, as responsabilidade de ambas as partes, as condições de cancelamento, dentre outros.

8. Validade do Orçamento

Informe a data em que o orçamento foi emitido e até quando o orçamento é válido. Isso ajudará você a ter o controle de tempo e custos.

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Victória Ribeiro

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