Prestador de Serviços: saiba como ter controle financeiro

Jordânia Caetano

5 minutos de leitura

Publicado em 04 de setembro de 2024


Controle financeiro para prestador de serviços é um tema delicado, mas muito importante quando o assunto é gestão eficaz de empresas, afinal, pode representar o sucesso ou o declínio da sua empresa. 

O IBGE informa que existem mais de 100 mil empresas no Brasil que atuam na área de manutenção e reparos e que, em 2023, o setor de serviços cresceu 2,3%.

Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existem três causas comumente responsáveis pelo fechamento de empresas nos seus primeiros 5 anos de atuação, são elas: ausência de planejamento, falhas na gestão empresarial e o comportamento do consumidor.

Por isso, você deve sempre buscar informações para cada vez mais otimizar os seus resultados e a sua gestão. Que bom que você chegou até esse artigo, pois as dicas que vamos compartilhar a seguir serão muito úteis.

Vamos conferir? 

Realize uma gestão de contratos, incluindo os fixos

Você revisa de forma regular os contratos ativos na sua empresa? Como prestador de serviços, você deve saber que é preciso estar sempre preparado para imprevistos ou desistências inesperadas.

A gestão de contratos envolve definição de cláusulas claras e seguras para você e para seus clientes; prazos e acordos de serviços a serem executados, além de especificação de multas em caso de descumprimento ou cancelamento dos serviços.

Será que aquele contrato fixo está perto de encerrar? Quanto tempo levará a negociação para renovação? Qual é a margem de desconto que você poderá oferecer?

O ideal é que você possa ter respostas claras para perguntas como essas e possa adotar ações que não prejudiquem a saúde financeira do seu negócio. 

Tenha controle financeiro entendendo e gerenciando o fluxo de caixa

O fluxo de caixa se refere ao movimento de entrada e saída de dinheiro na sua empresa. Muitos ainda têm dificuldade neste ponto e até confundem o que é faturamento e o que é lucro.

imagem mostrando a diferença entre faturamento e lucro

Quando o assunto é controle financeiro para empresas de serviços, é fundamental definir quais são os custos fixos e os custos variáveis para projetar cenários futuros, considerando despesas e receitas.

Custos fixos: são aqueles que estarão sempre presentes, independente do volume de atendimentos realizados no mês. Por exemplo: valor de aluguel e  salários dos funcionários. 

Custos variáveis: variam de acordo com a quantidade de serviços que podem ser realizados, abrangendo custos com equipamentos, insumos ou transporte, por exemplo.

Ter uma reserva financeira é necessário para cobrir custos inesperados ou cobrir custos fixos em períodos de baixa procura. 

Leia também: Como atrair clientes de manutenção

Entenda que a conta pessoal é diferente da conta empresarial 

Esse é um erro clássico, daqueles que muitos prestadores ainda cometem. Mas qual é mesmo o problema de misturar o controle financeiro pessoal com o controle financeiro da empresa de serviços?

A gente te explica: é que essa prática pode gerar confusão, dando perspectivas diferentes das finanças do seu negócio. Além disso, em uma necessidade de auditoria ou comprovação de renda, ter as contas separadas vai ajudar a evitar problemas com questões fiscais. 

Tenha um excelente controle do seu estoque

Não são apenas empresas que vendem produtos que precisam se preocupar com o estoque.

Se falamos de controle financeiro de prestadores de serviços de manutenção predial, por exemplo, um estoque bem organizado e auditado garante que os materiais necessários para o trabalho estejam sempre disponíveis, evitando atrasos e interrupções. Além disso, é possível evitar o desperdício e o acúmulo de itens desnecessários, que podem impactar o fluxo de caixa.

A sugestão aqui é utilizar ferramentas ou planilhas para acompanhar o que entra e sai do estoque, realizando inventários regulares para manter tudo em ordem. Automatizar esse processo pode ser uma excelente ideia, economizando tempo e reduzindo erros.

Dicas Extras

  1. Capacitação de profissionais: Contar com uma equipe bem treinada e qualificada é essencial para o sucesso de qualquer prestador de serviços. Invista em treinamentos e capacitações para garantir que seus profissionais estejam sempre atualizados e prontos para oferecer o melhor serviço possível. Isso vai ajudar você a ter mais controle financeiro à medida que forma o melhor time para trabalhar na sua empresa, reduzindo a taxa de desligamentos.

  2. Pós-Venda: Um bom atendimento pode marcar para sempre a experiência de um cliente. Um bom pós-venda ajuda você a reter clientes e a conquistar novos! Desse modo, utilize pesquisas de satisfação, mantenha contato regular e esteja sempre disponível para solucionar problemas ou tirar dúvidas.

  3. Divulgação: Invista em marketing para divulgar seus serviços. O marketing digital, por exemplo, é uma excelente ferramenta para alcançar novos clientes. Crie uma presença online forte, utilizando redes sociais, blogs e anúncios para aumentar sua visibilidade.
    Que tal ler nosso artigo sobre o tema? Nele explicamos como divulgar uma empresa de prestação de serviços


Para aprofundar seus conhecimentos, o SEBRAE oferece algumas capacitações, dentre elas um curso de gestão financeira gratuito

É… controlar as finanças não é tarefa fácil para prestadores de serviços, mas ela não é impossível. Com dedicação e comprometimento você poderá estruturar a saúde financeira do seu negócio para fazê-lo crescer cada vez mais.

Jordânia Caetano | Comunicação & Marketing Trílogo

A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.