Indicadores de manutenção: conheça os principais para sua gestão

Filipe

5 minutos de leitura

Publicado em 14 de dezembro de 2023

Quais indicadores de manutenção sua equipe tem analisado? A eficiência de uma gestão estratégica de manutenção predial é vital para qualquer organização que deseja ser bem sucedida no mercado. Pensando em alcançar esse objetivo, é de suma importância conhecer, analisar e adotar métricas específicas que proporcionem insights valiosos sobre o desempenho dos ativos e a eficácia das práticas de manutenção.

Neste artigo, apresentaremos cinco métricas cruciais que devem ser cuidadosamente consideradas na gestão da manutenção predial, esclarecendo como cada uma delas contribui para a otimização das operações e o alcance de metas a longo prazo.

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1- Taxa de Manutenção Corretiva ou Preventiva:
Existe uma relação bem próxima entre manutenção corretiva e preventiva. Essa afinidade entre elas pode ser um dos principais indicadores para avaliar se a abordagem dentro da gestão está sendo proativa ou reativa da gestão de ativos. 

Olhando mais detalhadamente a análise dessas métricas, conseguimos obter resultados que nos fornecerão informações cruciais sobre a eficácia das estratégias que estão sendo utilizadas na manutenção, auxiliando inclusive, para indicar se os esforços estão mais voltados para evitar falhas ou lidar com problemas já ocorridos.

2- Tempo Médio entre falhas (MTBF): 

O MTBF é uma métrica que fornece a confiabilidade dos ativos. Essa informação é o resultado de um cálculo entre o tempo médio que um sistema funciona dentro de um período sem falhas.

Essa análise é importante para um planejamento de manutenção preventiva, afinal ele minimiza o tempo de inatividade e melhora a disponibilidade operacional.

3 – Tempo Médio para Reparo (MTTR): 

O MTTR é uma expressão que se usa para identificar a média de tempo necessária para reparar um ativo após uma falha, tornando-se importante para a gestão empresarial por garantir uma otimização de tempo dentro das manutenções, pois ela promove uma retomada ágil de operação.

4 – Custo Total de Manutenção (TCO): 

Trata-se da parte que afeta diretamente o capital para investimento em tecnologia, o TCO funciona como um contador, pois ele faz uma equação que relaciona os custos das ações de manutenção, oferecendo uma ampla visão dos investimentos. A análise cuidadosa de um TCO operacional permite a identificação de oportunidades de otimização de processos e tempo. 

5- Taxa de Retorno sobre o Investimento (ROI) em Manutenção: 

Avaliar o retorno sobre investimento (ROI), em qualquer operação é importante, porém na manutenção predial é essencial para mensurar o impacto financeiro das estratégias adotadas.

Um ROI eficiente não apenas resulta em ativos com mais confiança e rentabilidade, mas também reduz os custos operacionais e destaca o sucesso das práticas de manutenção implementadas.

Como acompanhar indicadores de manutenção de forma prática?  

Como destacamos acima, o acompanhamento dos indicadores de manutenção deve ser uma prática adotada de forma recorrente e os resultados obtidos compartilhados com a equipe a fim de analisar os avanços e melhorias necessárias. 

Uma rotina de reunião mensal pode ser adaptada  de acordo com as principais métricas para o seu negócio.

Lembre-se de documentar cada uma delas para que o acesso por parte dos integrantes do time seja prático e rápido. 

A boa notícia é que plataformas de gestão, como Sistemas de Gestão de Manutenção (CMMS) ou outras soluções tecnológicas usadas, são ferramentas ideais para a análise e a gerência de métricas na gestão de manutenção predial. Essas plataformas oferecem uma variedade de recursos que facilitam a coleta, análise e interpretação de dados relacionados à manutenção.

O Trílogo é um sistema gerenciamento de manutenção completo, onde você encontra dados importantes da sua gestão de manutenção que podem auxiliar nesse controle de métricas, otimizando o tempo e a sua gestão de manutenção. 

Além disso, contamos um dashboard especial de BI, onde informações podem ser conferidas com mais dinamicidade, agilidade e interatividade.

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Filipe Rolim

Especialista em gestão de tickets de manutenção no Trílogo