Sistema de manutenção para empresas: por que investir?

Jordânia Caetano

6 minutos de leitura

Publicado em 18 de março de 2024


A empresa que utiliza um sistema de manutenção se destaca quando o assunto é gestão eficiente, uma vez que fica mais fácil gerenciar ativos e evitar possíveis falhas de manutenção predial. 

Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor sobre a definição, importância e benefícios de um sistema de manutenção nas suas operações. 

mulher usando um sistema de manutenção em um laptop

O que é sistema de manutenção?

O sistema de manutenção permite que empresas e gestores controlem de forma fluida e prática os processos de uma operação por meio de planejamento, execução e acompanhamento direto das ações, sejam elas preventivas ou corretivas. 

O objetivo do sistema de manutenção é simplificar a rotina por meio de um gerenciamento amplo, desde chamados até relatórios com indicadores-chaves. 

Por ele, centralizam-se as principais informações da gestão de manutenção predialfacilities ou até mesmo industrial. 

Leia mais: Tecnologia na gestão de manutenção: por que investir?

É obrigatório para a empresa ter um sistema de controle de manutenção?

Não é uma obrigatoriedade para as empresas contarem com um software de manutenção, mas é certo que gestores que utilizam este recurso conseguem otimizar seu tempo e ter um maior controle sobre as operações que estão diretamente associadas a sua performance profissional. 

Vale destacar que muitas normas podem estar diretamente ligadas a uma gestão de manutenção efetiva, como normas de segurança ocupacional (ISO 45001) e normas de qualidade, como a ISO 9001

Continuar investindo em métodos mais tradicionais como o controle de chamados por meio de planilhas ou agendas, por exemplo, é persistir no erro e pode representar uma falha crítica para a organização. Empresas perdem muito dinheiro com manutenções corretivas imprevistas ou com a falta de gerenciamento sobre prestadores com contratos anuais que precisam realizar manutenções preventivas

homem de negócios usando um sistema de manutenção

Vantagens de um sistema de manutenção

Alguns benefícios até já foram listados acima, mas reforçamos alguns outros que podem impactar positivamente o seu dia a dia de controle de manutenção. Confira abaixo:

1. Mais controle do plano de manutenção

De nada adianta ter um plano de manutenção para sua empresa se você não consegue garantir a execução de todas as ações importantes e evitar falhas e até mesmo multas dos órgãos competentes. 

Dependendo do tamanho da sua empresa e da existência de diversas filiais, contar com um sistema de gestão de manutenção será fundamental.

Leia mais: Software de manutenção predial: como escolher o melhor?

2. Substituição de OS em papel por OS digital 

Para além da questão ambiental (uma vez que toneladas de papeis estariam sendo preservadas por ano), a substituição da OS em papel pela OS digital facilita o acesso e controle por parte dos gestores em qualquer lugar do mundo. 

A possibilidade de registro dos chamados mais comuns e suas resoluções também serve como uma garantia de segurança para empresas e prestadores. 

3. Controle de todos os tipos de chamados

Investir em manutenção é garantir a segurança física de clientes e colaboradores e prolongar a vida útil de equipamentos. Por meio de um sistema de manutenção, é possível ter acesso a todos os tipos de chamados abertos para sua empresa, desde os mais simples até os mais essenciais, como chamados associados a PMOC, por exemplo. 

4. Melhor gestão de atividades de prestadores fixos

É possível acompanhar em tempo real o atendimento a chamados, identificando aqueles que precisam de mais urgência e que ainda não estão sendo priorizados pelo time de manutenção. 

Alguns sistemas possuem o recurso de cerca digital, possibilitando uma delimitação geográfica específica para execução de chamados em aberto. Um outro recurso muito comum é o SLA, que define prazos limites para atendimento a determinados tipos de demandas. 

5. Geração de relatórios de custo e produtividade

Chega de passar dias e horas em busca de dados que justifiquem sua performance profissional como gestor. Por meio de relatórios gerados nos sistemas de manutenção, é possível ter acesso rápido a informações sobre custos com manutenção e produtividade dos times. 

Você pode começar a transformar de vez o gerenciamento de manutenção da sua empresa. Atente-se às melhores práticas e ferramentas do mercado e revolucione seus resultados por meio de uma gestão de destaque!

Jordânia Caetano | Comunicação & Marketing Trílogo

A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.