Problemas hidráulicos na sua empresa: descubra como prevenir

Jordânia Caetano

4 minutos de leitura

Publicado em 31 de outubro de 2023


Os problemas hidráulicos podem surgir de forma repentina e os danos, se não controlados a tempo, podem gerar custos inesperados e a interdição do local para a realização de manutenções corretivas
Portanto, prepare sua equipe para a identificação ágil dos principais riscos do sistema hidráulico na sua empresa para uma gestão de manutenção predial eficiente.

Veja também: 3 falhas de manutenção que sua empresa precisa evitar

1. Problemas hidráulicos: sua empresa precisa se preocupar?

Caso não sejam identificados a tempo, os problemas hidráulicos podem resultar em custos financeiros e riscos para a estrutura de empresas, por isso, sim: eles devem ser vistos como pontos importantes a serem evitados. 

Além das questões óbvias citadas acima, outro ponto é que a falta de uma gestão de manutenção que inclua a análise deste riscos também fere questões regulatórias e normas quando o assunto é manutenção hidráulica. 

Por exemplo, a norma ABNT NBR 5626 determina requisitos destinados à instalação hidráulica predial, incluindo aspectos de projeto e manutenção. 

2. Os principais problemas hidráulicos que sua empresa precisa evitar 

Vazamento de água: Quando eles aparecem, é quase impossível conter a preocupação, afinal eles podem gerar problemas muito maiores do que se imagina. As principais causas para o surgimento de vazamentos de água estão relacionadas a possíveis conexões soltas ou desgaste / falta de manutenção das tubulações. 

Por isso, é fundamental ter um controle de inspeção e de manutenção preventiva nos pontos mais prováveis de surgimento. 

Problemas de qualidade da água: Se sua empresa dispõe de bebedouros ou utiliza água no processo produtivo, este ponto é super importante. O monitoramento da qualidade da água deve ser feito de forma regular para identificar se há a presença de sabor ou odor diferente do indicado. Além disso, analise a possibilidade de investir em um sistema de purificação para garantir a segurança no consumo. 

Problemas de pressão de água: Tanto a baixa quanto a alta pressão de água podem causar problemas na operação da sua empresa, impactando no funcionamento de equipamentos, chuveiros e torneiras. Estes problemas na pressão podem inclusive levar a outros problemas, como as infiltrações. Aqui, o monitoramento regular da pressão também é o mais indicado, com a instalação de medidores em áreas-chaves. 

Entupimentos: Bem comum em copas e banheiros de empresas e estabelecimentos, os entupimentos podem surgir em virtude de descarte inapropriado de objetos nas tubulações e também em casos de obstruções nos sistemas de esgoto. Mantenha sua equipe de olho para não deixar passar nenhum problema desse tipo e aplique uma estratégia de comunicação para clientes e colaboradores, ressaltando a importância do descarte em locais corretos. 

Corrosão de Tubulações: Bem comum em sistemas hidráulicos mais antigos, a corrosão geralmente ocorre em virtude do desgaste e da deterioração pela ação química da água ou de produtos químicos transportados nas tubulações. A dica aqui é investir no uso de revestimentos anticorrosivos e realizar inspeções regulares. 

3. Dicas para implementar a manutenção preventiva em sistemas hidráulicos 

A empresa que não dispõe de uma rotina de manutenção preventiva pode estar correndo riscos desnecessários, além de limitar o seu acesso a informações estratégicas para o setor de manutenção e financeiro da empresa.

Por isso, vale a pena identificar previamente possíveis riscos hidráulicos para realizar um mapeamento de prioridades, assim sua equipe saberá exatamente no que focar. 

Falando em equipe, mantenha a sua sempre preparada e com olhar atento para não desvalidar sinais de que há falhas no sistema hidráulico. 

O registro de todas as preventivas realizadas, com suas próximas datas, custos e reparos realizados é de fundamental importância também. Neste caso, o acesso a essas informações de forma remota e digital se torna um diferencial e uma facilidade para a equipe. 

Um sistema de manutenção permite que você controle todas as preventivas em um único lugar, centralizando tudo de forma prática e rápida. Com o auxílio da tecnologia e uma equipe capacitada, sua gestão de manutenção vai ficar muito mais eficiente.

Leia também: Sistema de manutenção para empresas: por que investir?

Entre em contato com a gente para conhecer todas as vantagens do nosso software de manutenção, o Trílogo.

Jordânia Caetano | Comunicação & Marketing Trílogo

A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.