Como reduzir o tempo de resposta dos chamados de manutenção
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Publicado em 01 de fevereiro de 2024
Você tem dificuldades em gerenciar o tempo das suas entregas? Sofre com prazos apertados ou estourados quando se trata de execução de demandas? Saiba que o SLA pode te ajudar (e muito) na organização da sua rotina de controle e execução das suas atividades.
Traduzido do inglês, SLA significa Acordo de Nível de Serviço, e diz respeito ao acordo feito entre empresa e prestador ao alinhar expectativas sobre a entrega dos seus serviços. É um documento que direciona e especifica os deveres e obrigações que devem ser cumpridos por ambas as partes.
Esse acordo informa principalmente o tempo de execução ou de entrega das atividades, assim, um SLA define os prazos a serem cumpridos pela empresa contratada. Vários setores se beneficiam do SLA para otimizar suas atividades, como por exemplo a área de T.I, marketing e também manutenção.
É importante tanto para a empresa quanto para o prestador de serviço que sejam definidas as possíveis soluções caso haja a violação do SLA combinado. O estouro de tempo dos SLAs pode afetar diretamente a qualidade das entregas, por isso, é de extrema importância a transparência e o alinhamento de expectativas.
Ao adotar o SLA em sua rotina, você terá a garantia de que os serviços combinados serão realizados dentro do tempo esperado, e caso haja imprevistos, você contará com a transparência do contrato para que tanto você quanto o prestador de serviço tenham diretrizes claras das suas responsabilidades.
Além disso, com o SLA você terá uma rotina mais organizada com serviços e respostas padronizadas à medida que os seus chamados forem surgindo. Conforme as atividades forem acontecendo, você poderá contar com alguns indicadores chaves para avaliar o desempenho da sua equipe ou dos seus prestadores, mensurando as métricas de tempo de resposta e tempo de resolução, por exemplo.
É muito comum que empresas e prestadores de serviços de manutenção acordem entre si o tempo estimado para a resolução de algum problema ou imprevisto que pode aparecer para que a empresa não pare as suas atividades principais.
Os SLAs na manutenção são geralmente associados ao tipo de serviço previsível que será realizado. Na prática, podemos considerar que se o ar condicionado de uma loja de chocolates parar de funcionar, por exemplo, o prestador contratado terá que realizar a manutenção do equipamento dentro das horas acordadas, começando a contar do momento em que ele foi acionado para a resolução.
Assim, a empresa não terá prejuízos como perda de produtos ou reclamações de clientes internos e externos sobre o problema. Seja em manutenções preventivas ou manutenções corretas, o SLA vai te ajudar a cumprir o prazo para a execução do chamado.
Leia também: Sistema de manutenção para empresas: por que investir?
No Trílogo, você pode cadastrar os SLAs de acordo com o Tipo de Bem ou Tipo Predial do seu chamado, ou ainda, associar a cada serviço cadastrado dentro da plataforma. Com isso, ao abrir os seus chamados de manutenção (tickets), o tempo para a resolução desse problema já começará a contar automaticamente.
Você pode receber alertas de SLAs pelo e-mail ou por notificação pelo app Trílogo 2.0 quando o prazo de algum SLA estourar. Isso te ajudará a ter o controle e conhecimento sobre quais chamados deverão ser priorizados no momento.
Filtre facilmente quais chamados estão dentro do prazo de execução, quais estão com prazo violado e solicite aos seus prestadores de serviços ou equipes internas um retorno sobre a execução dessas atividades pelo Trichat.
Ter uma rotina simples e organizada nunca foi tão fácil, não é mesmo? Acredite: determinar SLA é apenas o começo!
No Trílogo, você otimiza seus processos de gestão de manutenção predial de forma rápida e eficiente, contando com todos os recursos que o nosso sistema de manutenção pode te oferecer.
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A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.