Manutenção elétrica predial + dicas para controle preventivo
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5 minutos de leitura
Publicado em 27 de fevereiro de 2024
Como prestador de serviços, você tem separado um tempo para pensar em estratégias que ajudem sua empresa a conquistar novos clientes de manutenção?
Este é um erro muito comum para quem empreende, mas vamos compartilhar algumas dicas que vão ajudar você a aliviar a ansiedade e, consequentemente, expandir o seu negócio.
Antes de tudo tenha de forma bem definida o perfil da sua empresa, quais serviços ela oferece e como você gostaria de se posicionar no mercado. Por exemplo: sua empresa de manutenção foca em apenas um nicho ou oferece serviços de várias especialidades? Como o atendimento deve ser feito pelos prestadores de serviço?
Por outro lado, não faz sentido idealizar uma empresa com serviços e modelo de negócio que não possa satisfazer os desejos ou necessidades dos clientes em potencial. Por isso, pergunte-se: como os clientes de manutenção que eu desejo alcançar se comportam? Como gostam de ser tratados, de contratar serviços, de solicitar atendimento? Preferem contratos de manutenção fixos?
Ter as respostas para estas perguntas pode ajudar você a entender as melhores formas de alcançar o seu público-alvo ideal.
Leia também: Dicas de produtividade para prestador de serviços de manutenção
É justamente neste ponto que muitos prestadores de serviços cometem um erro clássico: analisam a concorrência para copiar suas estratégias ou para criar uma guerra de preços, que não leva em consideração a qualidade do serviço prestado e os seus diferenciais como empresa.
A análise da concorrência deve servir como um termômetro que vai ajudar você a se perguntar onde pode estar deixando oportunidades de lado, quais investimentos os concorrentes estão fazendo para agarrar uma fatia maior de mercado que podem ser válidos para sua empresa também. A ideia é que, com essa análise, você conquiste motivação e inspiração para fazer diferente – e melhor.
Crie um posicionamento único, que faça com que seus clientes de manutenção possam lembrar do seu serviço a ponto de contratar novamente e indicar para outras pessoas. Desse modo, pergunte-se: como posso encantar este cliente? Como posso fazer dessa experiência de atendimento uma experiência marcante? Como posso surpreendê-lo?
A partir das ideias que surgirem, você poderá traçar um diferencial competitivo para sua empresa. E se você quiser investir em tecnologia para fazer com que a abertura de chamados pelos seus clientes seja mais prática, conheça todas as vantagens de contar com o Trílogo, um sistema de gerenciamento de manutenção e controle de equipes externas para prestadores de serviços.
Já ouviu aquela frase que diz que investir nos seus clientes atuais gasta menos tempo e dinheiro do que sair buscando novos clientes? Ela faz todo o sentido!
Por isso, a etapa de solicitar feedback dos seus clientes é fundamental para entender como o seu serviço está sendo percebido por eles. O contato deve ser feito logo após a execução do serviço ou após alguns dias, caso seja necessário um pouco mais de tempo para essa averiguação.
O importante é não deixar que possíveis comentários negativos sejam desanimadores, ok? Será o momento ideal de identificar as falhas e corrigi-las o quanto antes. Lembre-se de agradecer ao cliente pela avaliação, reforçando que a opinião está ajudando na melhoria dos serviços prestados.
Quando receber comentários positivos, destaque-os em redes sociais ou em seu site. As pessoas se sentem mais seguras e confortáveis em solicitar orçamentos de prestadores que tenham uma boa reputação e avaliações favoráveis.
A dica aqui é não deixar de lado as atualizações das redes sociais, sites e perfil da sua empresa no Google, para causar uma boa impressão onde quer que os clientes de manutenção possam procurar.
Estabelecer parcerias estratégicas com empresas também é uma forma de atrair clientes de manutenção. Por exemplo, que tal apresentar condições especiais para moradores de um condomínio que contratarem os serviços da sua empresa?
Ou que tal oferecer condições especiais para clientes de lojas de construção ou de segmentos onde o seu potencial público possa estar?
Faça uma lista de empresas que você identifica como boas opções e apresente a sua proposta.
Se um cliente já está falando bem da sua empresa, ele pode ficar ainda mais interessado em apresentar seus serviços para conhecidos, caso seja bonificado por isso.
Um programa de indicações pode conceder descontos ou um percentual a cada nova indicação que fechar contrato vindo como sugestão de algum cliente já existente.
Seja uma referência para que sua empresa seja vista e lembrada. Estar nos canais digitais ajuda sua empresa a ser mais facilmente encontrada e se você compartilhar as informações-chaves para o potencial cliente estará ajudando ele a se aproximar do fechamento do negócio.
Por isso, não hesite em incluir detalhes sobre serviços, formas de pagamentos, clientes, depoimentos e registros do dia a dia de atendimento que demonstram o cuidado em cada etapa de execução.
Os anúncios digitais, muito comuns no Google e no Instagram, podem levar a mensagem da sua marca para mais pessoas em um curto espaço de tempo e com investimentos baixos.
Dica: Leia também nosso artigo sobre dicas para divulgar o seu negócio como prestador de serviços
Agora é colocar em prática nossas dicas, sem deixar de lado a excelência no atendimento e prestação de serviços!
A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.