Otimize sua rotina: 5 passos para eficiência como prestador de serviço de manutenção

Isabella

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Publicado em 23 de janeiro de 2024


Como prestador de serviço de manutenção, você sente que nem sempre consegue ter uma rotina produtiva e dar conta de todas as demandas sem afetar a qualidade da sua entrega?

Calma, muitos outros profissionais também se sentem assim. O importante é não se apegar a essa dificuldade e traçar novos hábitos para mudar essa realidade. Desse modo, você terá mais tempo para ir em busca de novos clientes e atender chamados sem deixar de lado o que mais importa: um serviço impecável.

prestador de serviço de manutenção usando laptop

Confira abaixo 5 passos para uma rotina produtiva como prestador de serviço de manutenção:

1 – Separe algumas horas de um dia da semana para organização de atividades burocráticas como prestador de serviço de manutenção

Com a correria do dia a dia, fica bastante difícil lidar com a parte administrativa, principalmente se você é um prestador independente que não tem um setor administrativo próprio. Gerenciar contratos ativos, faturamento da empresa, o custo homem-hora são apenas alguns exemplos de atividades que você precisa dar conta e que, muitas vezes, pode estar deixando de lado. E aí, fica muito mais difícil realizar essas tarefas quando tudo se acumula, não é mesmo?

Por isso, é interessante separar algumas horas de um dia da semana para se organizar. Assim, essas tarefas estarão sempre em dia, fazendo com que seu trabalho seja otimizado e você tenha uma noção maior de suas finanças e documentações. 

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2 – Organize a rota diária de deslocamento da sua equipe

Dizer que a vida do prestador de serviço é uma correria é senso comum, certo? Muitas vezes aparecem serviços em diversos locais da cidade, ou até mesmo no interior, e organizar a rota de deslocamento de sua equipe é extremamente importante para otimizar seu tempo e lucro. 

É claro que imprevistos acontecem, e nem sempre é possível organizar com antecedência e tranquilidade a rota completa para o dia a dia, mas é importante ter ao menos um momento de organização antes de iniciar o dia de trabalho para conseguir otimizar ao máximo o seu tempo de trabalho a partir da localização das demandas e do desenvolvimento de uma boa rota. 

3 – Tenha acesso aos dados fundamentais para o seu atendimento como prestador de serviços de manutenção

Outra dica básica, mas que muitos prestadores de serviço ainda ignoram, é ter todas as informações específicas de um chamado antes de partir para executá-lo. Afinal, a otimização de tempo e agilidade na resolução andam juntas, não é mesmo?

Por isso, informações como detalhes do problema, o histórico de manutenções e a localização exata do local de atendimento, por exemplo, são alguns dos dados que você deve ter conhecimento antes mesmo de iniciar uma execução.

Se você tiver essas informações organizadas e um histórico sobre o cliente e suas necessidades anteriores, vai ter uma produtividade na resolução de chamados muito maior! 

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4 – Controle as manutenções preventivas dos seus clientes

Outra forma de otimizar a sua rotina é ter um controle de manutenções preventivas do seu cliente. Com esta informação, você poderá preparar com antecedência a sua disponibilidade ou a dos seus técnicos, evitando imprevistos com o cliente. 

Além disso, a atenção a este detalhe permitirá que você tenha um controle de estoque de materiais indispensáveis para estes reparos, além de demonstrar ao seu cliente que você está acompanhando de perto as necessidades dele. 

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5 – Invista em tecnologia na sua gestão de manutenção como prestador de serviços

Pessoas que apostam em inovação são aquelas que alcançam seus objetivos mais rápido. Investir em tecnologia na atualidade é fundamental para aqueles que desejam ser profissionais a frente de seu tempo e com destaque no mercado. Utilizar recursos de um software de gerenciamento de manutenção, na lógica do prestador, tem diversos benefícios por conta da automatização de processos que exigem tempo e dedicação que nem sempre estão disponíveis no seu dia a dia, do controle de suas equipes

O Trílogo é um software especializado em gestão de manutenção predial que pode servir como um assistente confiável para simplificar a organização do seu tempo.

Nele, é possível cadastrar as empresas que você possui como clientes e agilizar a abertura de chamados e vistorias do serviço executado, facilitando também o seu controle para atendimento de cada um deles. 

Pode dar adeus às diversas mensagens no Whatsapp e usar o aplicativo apenas para falar com os grupos de amigos e da família. Sabe por quê? No Trílogo você contará com um chat integrado, permitindo a você o contato rápido com sua equipe externa e também com clientes, tirando qualquer dúvida sobre o problema que precisa ser resolvido. 

Trílogo é sinônimo de mais controle e organização em um só lugar para, você, prestador de serviço de manutenção, que possui uma empresa e precisa inovar nos seus processos!

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Isabella Cerri

Especialista em gestão de tickets de manutenção no Trílogo