Riscos de manter ordem de serviço em planilhas e papéis

Jordânia Caetano

5 minutos de leitura

Publicado em 27 de março de 2024

Ordem de serviço é um documento que registra as necessidades de um chamado e os serviços executados para a sua solução. Nele, são informados dados importantes como nome do contratado e do contratante, especificações do atendimento, materiais e recursos utilizados, valor e assinatura de ambas as partes, assegurando a integridade da relação firmada. 

Porém, muitas empresas ainda utilizam planilhas ou papéis para registrar uma ordem de serviço e é justamente aí que surgem inúmeros riscos que muitas vezes se tornam invisíveis aos olhos de quem atua na gestão da manutenção predial. Hoje, vamos compartilhar com alguns com você. Confira:

1. Descentralização de informações importantes 

Imagine ter que controlar diversas ordens de serviços para prestação de contas ou acompanhamento das necessidades do setor de manutenção. Se todas essas informações ficam salvas em planilhas ou papeis o acesso a cada uma delas fica muito mais complexo e menos organizado. 

2. Falta de padronização de dados da ordem de serviço

Existem casos em que os dados essenciais de um atendimento de manutenção não são corretamente preenchidos na ordem de serviço, dificultando a padronização das informações que são importantes para a empresa e para o cliente. 

Isso impacta diretamente no controle e gestão do negócio, que fica tendo que fiscalizar constantemente o seguimento de processos anteriormente definidos para atendimento. 

3. Extravio ou alterações na ordem de serviço

O recurso das planilhas permite o compartilhamento com diversas pessoas, dando extrema liberdade de acesso a dados e até mesmo realização de alterações.

Quando falamos de ordem de serviço em papel o problema fica ainda maior, pois a perda desse documento pode acarretar em problemas na hora da vistoria de serviços que foram solicitados ou até mesmo quanto ao pagamento de prestadores. 

A vantagem de contar com algum sistema de ordem de serviço é que as informações podem sim ser compartilhadas com os agentes envolvidos no atendimento do chamado, mas o nível de acesso de cada um deles pode ser melhor controlado e todo o histórico de atendimento fica registrado de forma digital e salvo em nuvem.

Leia mais: Sistema de manutenção para empresas: por que investir?

4. Multas por dificuldade em comprovar serviços executados

Existem normas e leis que muitas empresas precisam cumprir, estando sujeitas a multas em caso de negligência. O PMOC é uma dessas exigências, indicando que empresas realizem com a frequência adequada a manutenção preventiva de seus equipamentos de ar-condicionado. 

O plano de manutenção previsto em cada máquina precisa contar com a ordem de serviço de cada manutenção realizada como uma comprovação da execução, sendo a garantia da empresa de que está em conformidade com a lei.

Isso significa que, se os órgãos competentes decidem fiscalizar a sua empresa, você terá que apresentar de forma rápida todas as ordens de serviço. Sem uma plataforma digital, que permite uma organização mais objetiva, além do uso de filtros e tags, essa busca pode se tornar um verdadeiro pesadelo.  A verdade é que: Digitalizar não é mais o futuro…é algo que precisa estar no seu PRESENTE!

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Como um sistema de manutenção, o Trílogo oferece uma plataforma intuitiva e prática de usar, permitindo que empresas e prestadores de serviços se conectem por meio de um ticket (ordem de serviço), tendo acesso a informações precisas de um chamado.

A empresa sai ganhando porque consegue gerenciar e controlar tudo em um só lugar, de forma 100% digital, com acesso a checklists e etapas de execução de um serviço que precisam ser respeitadas até a execução final pelo prestador. 

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Jordânia Caetano | Comunicação & Marketing Trílogo

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