Manutenção elétrica predial + dicas para controle preventivo
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Publicado em 16 de maio de 2024
Quando falamos em manutenção para supermercados muitas pessoas não imaginam quantos processos diários precisam ser devidamente controlados para garantir uma boa estrutura, além de um ambiente acolhedor e seguro para clientes e colaboradores.
A atenção aos pequenos detalhes deve ser redobrada e os gerentes de manutenção precisam manter um padrão de acompanhamento eficiente para ter uma excelente gestão. Por isso, neste artigo, compartilhamos algumas das melhores práticas para uma gestão de manutenção de supermercados eficaz e estratégica para o sucesso do empreendimento.
Você pode até duvidar, mas às vezes o óbvio também precisa ser dito – e reforçado quantas vezes for preciso. Muitas empresas ainda não controlam de forma adequada o prazo ideal das manutenções preventivas, impactando diretamente em um maior número de chamados corretivos e, consequentemente, em um maior custo com manutenções que poderiam ter sido evitadas.
Cada custo importa e deve ser devidamente registrado para que os gestores possam utilizar esses dados para implementar estratégias de otimização da verba destinada ao setor. Além disso, com esse controle, será possível identificar equipamentos ou sistemas que precisam de mais atenção em virtude da grande recorrência de falhas.
Sistemas hidráulicos, elétricos, de climatização, refrigeração e segurança são alguns dos mais importantes quando o assunto é manutenção predial de um supermercado. Se não houver um gerenciamento adequado de cada um deles, pequenos problemas poderão interferir na experiência do cliente ou até mesmo gerar chamados ainda mais complexos.
Por isso, não permita que sua equipe de manutenção falhe no básico. Monitore e antecipe-se aos problemas.
Uma equipe que não tem acesso a informações claras pode se sentir perdida ou realizar execuções que não estejam de acordo com o planejado.
Por isso, garanta que a comunicação seja objetiva e certeira, evitando inclusive canais de comunicação que não sejam voltados para fins de trabalho, onde o foco pode ser facilmente perdido.
Para ajudar a sua gestão a ser assertiva e conectada com os processos de qualidade que você precisa garantir, a padronização de processos é fundamental!
Por meio dela, você pode usar checklists contendo as etapas necessárias para atendimento de chamados específicos, como manutenção das câmeras de segurança, dos sistemas de alarme de incêndio, da rotina de checagem de temperatura dos freezers e geladeiras, etc.
Se você é responsável pela gestão de manutenção de um supermercado, você será a pessoa cobrada caso haja alguma penalização ou multa por falta de conformidade regulatória.
Você conhece a Lei Federal 13.589/2018? Ela determina a necessidade de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em equipamentos de climatização que estejam sendo usados em ambientes de grande fluxo de circulação. O objetivo é garantir manutenções preventivas que possam assegurar a qualidade do ar. Lembre-se que cada equipamento deve possuir o seu próprio PMOC e que cada registro de manutenção deve ser mantido para comprovar que seu supermercado está seguindo a legislação.
Planilhas podem até ser uma boa alternativa para supermercados que sejam pequenos e que não precisem de um controle coordenado de tantas atividades, mas se sua operação envolve um supermercado de médio ou grande porte, contar com um sistema de manutenção é o mais indicado.
Leia mais: Como escolher o melhor software de manutenção predial
O Trílogo é o sistema de manutenção para supermercado ideal para a sua operação.
Com uma interface moderna e versões disponíveis via web e aplicativos, o Trílogo possibilita o gerenciamento de manutenção de forma rápida e prática, tudo 100% digital.
Por meio de tickets, um chamado é criado e conectado diretamente ao prestador de serviço responsável por executá-lo. Todo o ciclo de vida desse chamado pode ser acompanhado pela nossa plataforma, mas, se você precisar entrar em contato, basta utilizar o chat integrado ao Trílogo, que conta com recursos de áudio, imagem, vídeo, gifs e documentos.
Olha só o que você também encontra no nosso sistema de manutenção:
Revolucionar a gestão de manutenção predial no Brasil é o nosso propósito e diversos clientes já estão sendo beneficiados por contar com o nosso sistema de manutenção na rotina diária.
Confira abaixo como os Mercadinhos São Luiz utilizam o Trílogo para gerenciar a manutenção de todas as unidades, controlando manutenções preventivas e centralizando em nosso chat a comunicação com gerentes de lojas sobre chamados.
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Nossos especialista estarão à sua disposição para entender todas as necessidades da sua operação e apresentar alternativas para sua rotina ficar cada vez mais descomplicada. Cada vez mais Trílogo.
A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.