PCM: dicas práticas para aplicar na sua empresa

Jordânia Caetano

6 minutos de leitura

Publicado em 10 de abril de 2024


Se você está buscando saber mais sobre PCM ou precisando implementar estratégias e práticas mais eficazes no controle da gestão de manutenção da sua empresa, acabou de chegar ao artigo certo.

Neste conteúdo você irá aprender sobre a importância de contar com um plano de controle de manutenção ativo, além de descobrir todas as vantagens de ter a ajuda da tecnologia na rotina diária. 

computador com ferramentas de manutenção para exemplificar um PCM

O que é PCM e para que ele serve?

Também conhecido como Planejamento e Controle da Manutenção, ele se refere a uma metodologia que tem objetivos bastante claros em uma organização: preservar a vida útil de equipamentos e estruturas, reduzindo custos com base no planejamento e controle de falhas na área de manutenção. 

Muito comum para a realidade de indústrias, mas também aplicado em diferentes segmentos de empresas, o seu foco está em se antecipar a possíveis problemas, diminuindo assim a frequência de manutenções corretivas e melhorando a gestão e eficiência das manutenções preventivas.

PCM para empresas é obrigatório?

Não existe nenhuma lei que obrigue empresas a aplicarem um PCM, mas ele pode ser exigido em setores que tenham que seguir regulamentações e normas específicas, como o da área da saúde, por exemplo, onde é preciso ter um cuidado e atenção a estruturas de clínicas, funcionamento de equipamentos, boa qualidade do ar, etc. 

Leia mais: PMOC: o que é e para que serve?

O fato é que uma empresa que possui seu Planejamento e Controle da Manutenção e preocupa-se em mantê-lo atualizado e ativo aumenta as chances de uma eficiência operacional satisfatória.

Quais são os 3 pontos chaves de um PCM?

Os pilares de um PCM são: pessoas, processos e ativos.

Pessoas porque elas precisam estar integradas e conhecendo todas as etapas do planejamento para agirem com eficiência e segurança. Por isso, invista em treinamento e capacitação para a sua equipe e exija técnicos capacitados para a prestação de serviços.

Processos porque sem eles o planejamento vai virar apenas mais uma documentação. Se sua empresa tiver, de forma clara, todos os processos que integram o PCM será mais fácil aplicar a rotina de gestão de manutenção no dia a dia. 

Ativos porque representam equipamentos e estruturas que devem ser monitoradas e preservadas constantemente pela organização. 

Pilares de um PCM

PCM aplicado à Gestão de Manutenção Predial

A Gestão de Manutenção Predial abrange demandas e processos contínuos direcionados aos cuidados de edificações que buscam a segurança de colaboradores e clientes, o bem estar e também a preservação do patrimônio por meio da manutenção de suas estruturas. 

São diversos os riscos que envolvem estruturas prediais, sendo os mais comuns as falhas elétricas e hidráulicas, mas o cuidado com a manutenção de sistemas de alarme de incêndio, câmeras de segurança e manutenção de sistemas de refrigeração e climatização também é importante. 

O Planejamento de Controle e Manutenção se faz necessário para que os gestores consigam identificar rapidamente pontos críticos e compreendam de que forma podem reduzir custos com uma operação de manutenção mais eficiente. 

Leia mais: Manutenção Predial: entenda o que é e qual é a sua importância

Como fazer PCM?

Existem algumas etapas cruciais para o desenvolvimento de um Planejamento de Controle de Manutenção seguro e estratégico para a sua empresa. Neste artigo vamos nos debruçar sobre as etapas que envolvem a gestão eficiente de ativos (não industriais) e estruturas. 

  1. Mapeamento de ativos e instalações 

Nesta etapa você deve mapear todos os bens existentes na empresa, assim como instalações, sistemas e estruturas existentes. Atente-se a cada detalhe e aproveite para documentar informações importantes como marca, garantias, data dos reparos mais recentes, principais prestadores de serviços responsáveis pela execução, etc. 

  1. Análise e identificação de riscos

Com base no mapeamento você terá em mãos informações importantes sobre a condição de cada ativo ou estrutura e quais os riscos que podem afetar no curto e longo prazo a sua empresa. Novamente a dica é não deixar nenhum detalhe passar despercebido, afinal, manutenção é coisa séria! 

  1. Mapeamento de prioridades 

Com a análise pronta, é hora de selecionar as prioridades, pois de nada adianta querer resolver todas as demandas ao mesmo tempo sem entender a capacidade operacional da sua empresa e o fluxo de caixa destinado para isso.

Por isso, destaque bem aquelas que representam riscos à estrutura, à operação e à segurança da organização e elenque a ordem de execução. 

  1. Criação do Plano de Manutenção

Você pode criar planos de manutenção para diferentes áreas da empresa, assim como para sistemas específicos. Nesta etapa é importante mapear todo o processo de manutenção que deve ser aplicado, assim como sua frequência e peculiaridades.

O documento deve ficar em um local de fácil acesso para eventuais consultas da equipe de gestão de manutenção. 

  1. Gestão de Manutenção

Distribua os chamados de manutenção entre seus colaboradores internos ou prestadores de serviço levando em consideração possíveis paradas operacionais ou demandas urgentes. 

Não esqueça de fazer o acompanhamento diário do status de execução, avaliando produtividade dos técnicos e a resolução do problema.

  1. Monitoramento e Otimização

Quando falamos em monitoramento e otimização estamos nos referindo a um acompanhamento geral dos processos, do prazo de execução dos chamados de manutenção, do volume de manutenções corretivas e de quanto a empresa gastou com isso. 

Esta etapa é fundamental porque se conecta diretamente com uma gestão mais estratégica, que se baseia em dados para nortear cada decisão. 

Sistema de Manutenção e Planejamento de Controle da Manutenção

Agora que você já sabe a importância de contar com um PCM na sua empresa, a gente te apresenta o quanto sua rotina fica mais fácil com um sistema de manutenção. 

Afinal, já pensou em todo o trabalho que você teria se fizesse esse trabalho usando excel, whatsapp ou até mesmo agenda? Sem falar na descentralização de dados importantes. 

Com um sistema de gerenciamento de manutenção como o Trílogo, sua gestão fica mais eficiente, rápida e 100% digital. 

computador sendo usado para acessar um sistema de manutenção chamado Trílogo que funciona para gerenciar PCM

Por meio dele é possível:

  • Abrir chamados em segundos
  • Detalhar urgências e necessidades de um chamado com fotos e vídeos.
  • Programar manutenções preventivas
  • Definir SLA (tempo limite) para execuções
  • Criar checklists para processos e serviços de manutenção 
  • Entrar em contato com colaboradores e prestadores em um chat integrado
  • Gerenciar ativos, concentrando informações sobre garantia, custo de manutenção por ativos, etc. 
  • Coletar orçamentos de prestação de serviços 
  • Vistoriar serviços executados
  • Ter acesso a relatórios de produtividade por colaborador/prestador e de tempo médio de execução

E muito mais!

Leia mais: Tecnologia na gestão de manutenção predial: por que investir?

Nosso software de manutenção é completo para sua empresa e é a escolha perfeita para quem precisa colocar o Planejamento de Controle de Manutenção em prática. 

Jordânia Caetano | Comunicação & Marketing Trílogo

A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.