Melhores práticas de manutenção em shopping center

Jordânia Caetano

5 minutos de leitura

Publicado em 05 de setembro de 2024

Se você trabalha com manutenção de shopping center, então entende a importância de uma operação focada em reduzir custos ao mesmo tempo em que promove segurança e bem estar aos visitantes, lojistas e colaboradores. Para isso, é necessário ter processos bem definidos e agilidade no atendimento a chamados. 

Selecionamos algumas das melhores práticas para manutenção em shopping centers. Será que você já adota todas elas? Confira abaixo!

homem realizando manutenção em lâmpada no shopping

1. Planejamento de manutenções preventivas em shopping centers

A manutenção preventiva deve ser prioridade em gestões que buscam por eficiência e, em um shopping center, não poderia ser diferente. 

De acordo com a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), a manutenção preventiva pode reduzir em até 40% os custos com reparos inesperados.

Por isso, é importante manter uma programação de manutenção preventiva sempre atualizada, envolvendo as diversas áreas do shopping, desde estrutura até sistemas de climatização.

2. Monitoramento regular de equipamentos e infraestrutura

Com que frequência você adota rondas específicas para monitorar o desempenho ou qualidade dos equipamentos e estrutura do shopping? 

É necessário ter uma rotina de inspeção para evitar problemas críticos que possam ocasionar a interrupção do funcionamento das lojas ou até mesmo interferir na saúde e segurança de quem passa por ali. 

Elevadores, sistemas elétricos e hidráulicos, câmeras de segurança e escadas rolantes são apenas alguns exemplos do que monitorar continuamente.

3. Uso de sistemas para gestão de manutenção de shoppings

Contar com a ajuda de softwares de manutenção predial facilitará seu controle de processos, chamados e equipes internas. Opte por sistemas que tenham armazenamento em nuvem, recursos que permitam gestão 100% remota,  controle de  preventivas e os status de cada chamado aberto.

Leia também: Sistema de manutenção para shoppings: por que investir? 

4. Investimento em capacitação da equipe de manutenção

Uma equipe de manutenção bem desenvolvida faz toda a diferença nas operações. Além do treinamento técnico, é importante treinar os profissionais para o uso de novas tecnologias e ferramentas de gestão de manutenção, pois eles precisam acompanhar os avanços do setor.

Segundo dados da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção), a capacitação recorrente de profissionais pode aumentar a produtividade em até 25%.

5. Antecipe-se a manutenções corretivas emergenciais com um plano prévio

Mesmo que você possua um planejamento preventivo, problemas inesperados podem ocorrer.

Nesse caso, fica a dica: tenha um plano de ação para a manutenção corretiva e emergencial, pois a agilidade na resposta a esses imprevistos pode reduzir os impactos negativos nas operações do shopping. Uma dica complementar é estabelecer parcerias com fornecedores de serviços de manutenção que ofereçam suporte 24 horas por dia, 7 dias da semana.

6. Acompanhamento de indicadores de Desempenho (KPIs)

Como você acompanha os indicadores de performance da sua gestão de manutenção em shopping center? 

Métricas como o tempo médio de resposta a chamados de manutenção, tempo de inatividade de equipamentos e custos de manutenção devem ser acompanhadas de forma regular. 

Conheça o Trílogo: o sistema de manutenção para shopping mais indicado para sua operação

O Trílogo permite controle remoto da sua operação de gestão de manutenção em shopping center, garantindo mais eficiência nos processos e otimização de tempo. 

Olha só o que você poderá fazer com a contratação da nossa plataforma: 

✅ Acompanhar a abertura e a execução dos chamados via desktop ou aplicativo em tempo real. 

✅ Criar checklists para rotinas de atendimento a chamados ou processos internos, como inspeções.

✅ Cadastrar bens, permitindo a realização de inventário patrimonial e auditorias. 

✅ Agendar manutenções preventivas, permitindo que a plataforma abra chamados de forma automática. 

✅ Cadastrar todos os seus fornecedores e prestadores externos de forma gratuita para que todos os chamados sejam abertos e gerenciados em uma só plataforma. 

✅ Definir tempo máximo para atendimento de chamados (SLA), além de vistoriar e avaliar execuções. 

✅ Abandonar aplicativos de conversa paralelos e centralizar todas as dúvidas e comunicações em um único lugar: o chat do Trílogo. 

✅ Exportar relatórios de produtividade, tempo de execução do ticket, custos e muito mais! 

Se você busca mais inovação e eficiência na sua rotina de manutenção de shopping center , conte com a nossa solução.

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Jordânia Caetano | Comunicação & Marketing Trílogo

A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.