Sistema de manutenção para shopping: por que investir?

Jordânia Caetano

5 minutos de leitura

Publicado em 19 de abril de 2024

Imagem do projeto de arquitetura do Terrazo Shopping, cliente Trílogo.

Se você faz parte do time de gestão de facilities e manutenção de um shopping center, já deve ter se perguntado sobre as vantagens de investir em um sistema de manutenção para shopping, não é mesmo?
Caso ainda restem dúvidas por aí, esperamos sanar algumas delas com este artigo! 

A atuação dos shoppings no Brasil e a importância de uma gestão de manutenção eficiente 

A presença de shoppings no Brasil é expressiva e seus impactos são percebidos de forma muito clara no varejo. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) de 2024, são mais de 600 shoppings espalhados pelo Brasil com uma movimentação de 462 milhões de visitantes por mês. 

imagem com dados sobre a atuação dos shoppings no Brasil.
Fonte: Abrasce 2024

Para além de um lugar percebido como centro comercial, os shoppings são vistos como espaços de lazer e entretenimento para toda a família, dispondo de programações diversas para todas as idades.

Haja responsabilidade! Quando o assunto é manutenção em shopping é fácil perceber a importância e complexidade das operações diárias para manter tudo em perfeito funcionamento, prezando pela segurança de colaboradores e visitantes. 

Uma gestão de manutenção eficaz, principalmente evitando falhas de limpeza, estrutura, climatização, sistemas elétricos, hidráulicos e de segurança, pode contribuir de forma muito positiva para a experiência dos visitantes, para a preservação do patrimônio e também para um posicionamento positivo sobre a marca diante dos seus concorrentes.

Quais são os desafios da manutenção em shopping?

O controle das manutenções preventivas é um desafio presente não somente neste segmento, mas também em muitos outros. Se não há um conhecimento prévio sobre a necessidade de cada uma delas em equipamentos de climatização ou outros sistemas importantes para o funcionamento do shopping, há um maior gasto com manutenções corretivas, impactando diretamente no orçamento anual do empreendimento.

Por se tratar de um empreendimento com grande fluxo de pessoas, as manutenções em shoppings são executadas em horários não comerciais, prezando pelo conforto e bem-estar dos visitantes. Há, então, o desafio de controle da atuação (e da excelência da execução) da equipe interna ou de equipes terceirizadas em um horário incomum.

O gerenciamento de ativos é um outro ponto que merece destaque, pois estamos falando de empreendimentos que são, em sua maioria, de grande dimensão e que contam com inúmeros bens que precisam de auditoria e controle. Como garantir que eles não estejam sendo depreciados ou até mesmo furtados?

Por que investir em um sistema de manutenção para shopping?

Como já se deve imaginar, a quantidade de demandas diárias para acompanhamento na gestão de manutenção de um shopping é enorme! Agora imagine toda essa gestão sendo controlada em planilhas, papeis ou até mesmo por whatsapp? O caos instalado é uma promessa quase certa de ser cumprida, viu?

Por isso, a otimização do tempo e o controle dos processos se faz fundamental e um sistema de manutenção para shopping pode ser a solução que você precisa.

Leia mais: Software de Manutenção Predial – como escolher o melhor?

As vantagens são muitas tanto para o shopping que deseja contratar um software de manutenção quanto para empresas prestadoras de serviços que possuam shoppings centers como clientes. Confira abaixo algumas delas:

01. Centralização de informações em um único lugar

Com um sistema de manutenção para shopping será possível acessar, de qualquer lugar, os dados da sua operação, como chamados em aberto, em execução e executados, pois todas as informações ficam armazenadas na nuvem.

Desse modo, será mais prático e fácil ter controle dos avanços operacionais da sua equipe e de terceirizados. 

02. Controle de Ativos e Auditoria

O cadastro de bens permitirá uma melhor gestão dos ativos, tendo acesso a dados de garantia, marca, preço, dentre outros. Isso permitirá aos gestores analisar o histórico de custos e também se é mais interessante fazer a substituição do equipamento ao invés de seguir com manutenções corretivas. 

03. Acesso a relatórios de custo e produtividade

Com um sistema de manutenção para shopping sua gestão poderá ser baseada em dados! Isso porque será mais fácil verificar relatórios de custos de manutenção e produtividade, além do tempo médio de execução de chamados. 

04. Controle de preventivas 

Você nunca mais vai esquecer nenhuma preventiva ao utilizar um sistema de manutenção preventiva para shopping ou mall. Será possível programar e agendar alarmes para que você cumpra os prazos determinados para sistemas importantes para o funcionamento do shopping, como sistemas de refrigeração, que exigem um PMOC ativo.

05. Normatização de processos com checklist 

Com checklists integrados ao software de manutenção, será possível garantir que processos diários como limpeza dos banheiros, abertura e fechamento do shopping e ronda dos seguranças, por exemplo, possam ser normatizados, seguindo um padrão de execução previamente definido.

Desse modo, sua gestão terá mais previsibilidade e controle de passos importantes para a gestão geral da manutenção predial do shopping center.

Listamos acima apenas algumas das vantagens de adotar a tecnologia e inovação na sua rotina diária de gestão de manutenção, mas que tal conhecer mais sobre o Trílogo, nosso sistema de gerenciamento de manutenção, e identificar todas as suas funcionalidades? Você vai se surpreender com tudo o que podemos transformar juntos! 

Jordânia Caetano | Comunicação & Marketing Trílogo

A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.