Manutenção elétrica predial + dicas para controle preventivo
Saiba mais
5 minutos de leitura
Publicado em 26 de janeiro de 2024
Muito se fala sobre Facilities, mas você sabe a importância de contar com os serviços de Facilities na sua empresa?
Neste artigo, você vai entender o que é, quais são os tipos e os serviços, e ainda, como implementar os serviços de facilities no seu negócio.
Traduzido do inglês, facilities significa facilidade ou instalações, e está associado aos serviços executados por prestadores de serviço para assegurar o bom funcionamento e a organização de uma empresa.
O termo facilities é amplo e abrange uma variedade de serviços destinados a garantir um ambiente de trabalho eficiente, seguro e confortável para os colaboradores da empresa que conta com essa gestão.
É comum que os serviços de facilities sejam terceirizados quando eles não impactam diretamente nas atividades core business das empresas, mas isso não é regra.
Leia também: 3 falhas de manutenção predial que sua empresa precisa evitar
Existem dois tipos de facilities.
Os serviços soft service são os serviços de facilities voltados a oferecer mais conforto e comodidade aos funcionários da empresa contratante. Os soft services não são obrigatórios por lei e são contratados de acordo com a necessidade da empresa. São exemplos de serviços soft service: serviços de recepção, portaria, jardinagem, segurança e etc.
Já os serviços de hard service, por outro lado, são serviços considerados mais pesados, obrigatórios por lei, e que envolvem diretamente a infraestrutura das instalações para garantir a integridade física e a segurança das pessoas envolvidas na empresa e por isso estão ligados à manutenção predial. São exemplos de serviços hard service: manutenção na parte elétrica e hidráulica, limpeza predial, sistemas contra incêndio, manutenção em ar condicionados e outros equipamentos que a empresa possa ter em suas instalações.
Os benefícios ao contratar os serviços de facilities na sua empresa são inúmeros. Além da redução de custos na contratação de pessoal e economia com recursos relacionados a manutenção e compra de insumos, você contará com uma equipe qualificada e treinada na área, cumprindo as leis e normas regulamentadoras necessárias para a execução de algumas atividades.
Com isso, você terá excelência em seus indicadores de qualidade, focando os esforços da sua empresa em suas atividades principais, resultando em um ambiente de trabalho mais eficiente e satisfatório para todos.
1 – Avalie suas necessidades
O primeiro passo para implementar os serviços de facilities é entender quais as necessidades da sua empresa. Identifique as áreas específicas que podem se beneficiar da terceirização, como recepção, portaria, manutenção predial, limpeza, segurança, entre outras.
2 – Pesquise por prestadores na área
Após a avaliação das necessidades, pesquise e selecione empresas prestadoras de serviços de facilities confiáveis e experientes no mercado que você tenha a certeza que irão somar na qualidade da sua empresa.
3 – Faça o gerenciamento das atividades
Ao contratar a empresa prestadora responsável pelos serviços, faça o gerenciamento em um sistema de gestão de facilities como o Trílogo para avaliar o desempenho dos contratados e da execução dos serviços ao longo do tempo.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Gestão de Facilities
Seguindo esses passos, você aumentará suas chances de ter sucesso em suas operações e um alto desempenho em suas atividades.
A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.