Software de manutenção predial: como escolher o melhor?

Jordânia Caetano

5 minutos de leitura

Publicado em 21 de julho de 2023

Se você chegou até este artigo é porque busca um software de manutenção predial que atenda às necessidades da sua empresa e nós queremos facilitar esse trabalho para você! 

Por isso, selecionamos alguns critérios importantes que devem ser levados em consideração antes da sua decisão final.

O que você vai encontrar neste post:


O que é um software de manutenção predial?

É uma ferramenta digital que permite a organização dos processos de manutenção que envolvem a empresa, possibilitando planejar, executar e monitorar o fluxo de manutenções corretivas e preventivas.

Além disso, um sistema de manutenção possibilita o armazenamento de dados sobre ativos que podem nortear ações futuras, tais como registros de manutenções em ambientes da empresa ou em determinados equipamentos, custos de manutenção, executantes responsáveis pelo serviço, etc.

Vantagens de contar com um software de manutenção predial nas empresas

Em uma rotina agitada e cheia de imprevistos, contar com um sistema de manutenção predial faz toda a diferença! Isso porque são diversas as vantagens de digitalizar os processos do seu dia a de trabalho e abaixo citamos alguns deles:

  • Centralização de informações em um único local;
  • Controle rápido e prático sobre chamados de manutenção;
  • Controle de equipes internas e externas;
  • Mais segurança para a empresa, colaboradores e clientes;
  • Mais produtividade para o time operacional, uma vez que as atividades podem ser monitoradas;
  • Menos custos para a empresa, pois será possível identificar pontos críticos da manutenção que impactam na saúde financeira do estabelecimento;
  • Conformidade com leis que regulamentam práticas de manutenção predial, como a referente ao PMOC.


Em um mercado em constante mudança, ter acesso a tecnologias que facilitam sua jornada de trabalho também surge como um referencial para a sua carreira. Assim, invista em um aprofundamento nas plataformas de manutenção e na extração dos principais dados que elas podem oferecer para se mostrar um profissional cada vez mais qualificado e valioso para a empresa onde atua. 

Como escolher o melhor software de manutenção predial

Os melhores softwares de manutenção devem apresentar alguns critérios que são de extrema importância e que devem ser analisados antes da sua escolha final.

1. Avalie as funcionalidades

Antes de tudo, analise cada das funções do sistema de manutenção e como elas impactam na otimização de tempo da sua equipe e no controle gerencial de tudo o que você vai precisar monitorar. Identifique quais são realmente imprescindíveis e quais podem parecer limitadas.

Claro que alguns recursos devem ser analisados ainda mais criticamente, como por exemplo, a forma de abertura de chamados de manutenção, a criação de alertas para manutenções preventivas, o cadastro de prestadores externos, relatórios operacionais e definições de prazo limite para a execução dos chamados. Isso significa que, quanto mais funcional para a sua dinâmica de trabalho, melhor a plataforma!

2. Analise a usabilidade

Utilizar o software não deve ser uma missão complicada e muito menos desagradável, por isso, em seguida, analise se o uso da plataforma é intuitivo e se a forma como as informações e ferramentas estão disponíveis são organizadas e de fácil acesso.

3. Verifique se há integração com outras plataformas 

Se a plataforma permite integração com outros programas de gestão e controle que sua empresa esteja utilizando no momento, pode ser um ponto positivo.

4. Confira a disponibilidade de relatórios 

Não podemos negar que uma cultura empresarial voltada para a análise dos dados para a tomada de decisões é uma realidade e necessidade! Por isso, não abra mão de escolher uma plataforma que possa agregar ao setor estratégico e financeiro da sua empresa a partir de relatórios específicos sobre operações e custos da sua gestão de manutenção predial. 
Leia também: Indicadores de manutenção: conheça os principais para sua gestão

5. Analise se há possibilidade de comunicação entre times

Busque ir além da contratação de uma simples ferramenta tecnológica para a sua rotina de manutenção predial. Assim, avalie se o software possui alternativas para facilitar a comunicação entre as equipes envolvidas nos processos e chamados em aberto.

6. Confira a possibilidade de controlar equipes internas e externas

Ter um controle rápido e prático das suas equipes externas e internas permitirá um gerenciamento mais assertivo de toda a sua operação. Por isso, o acompanhamento da execução dos chamados de cada colaborador em tempo real e o acesso a sua geolocalização são recursos indispensáveis.

Leia também: Dicas para sua gestão de equipes externas não ter erros

7. Analise o custo x benefício 

Trace um comparativo entre os planos e preços, sem deixar de lado as funcionalidades e recursos disponíveis para cada um deles. Desse modo, você conseguirá filtrar quais cabem no orçamento da empresa sem deixar de considerar os ganhos com a aquisição.

8. Identifique quais empresas já usam o software

Checar quais empresas investiram na solução ajuda a entender o porte de clientes atendidos. Por isso, não esqueça de refinar sua pesquisa avaliando também a reputação da empresa à frente do sistema de manutenção. 

9. Confira a disponibilidade de um time de suporte

Ter o acompanhamento e suporte de um time de especialistas para ajudar na implantação e no dia a dia com o uso da plataforma de manutenção é fundamental. Portanto, se não há um time de suporte preparado para atendê-lo, melhor partir para outras opções.

Software de manutenção predial

Conheça o Trílogo: o software de manutenção predial que otimiza sua operação e reduz custos

A boa notícia é que a busca pelo melhor software para gerenciamento de manutenção predial para a sua empresa talvez já tenha chegado ao fim. Apresentamos o Trílogo, nosso software que, além de dinâmico e intuitivo, reúne todos os critérios que listamos acima e muito mais! 

Com ele, você poderá agendar manutenções preventivas, normatizar processos com o uso de checklists, definir prazo limite para executantes (SLA), vistoriar serviços e ter todo o controle da gestão de manutenção ou a gestão de facilities em um único local.

Não precisa mais se perder entre planilhas e anotações e pode dar adeus às conversas de trabalho no whatsapp, porque tudo poderá ficar registrado (e organizado!) no TriChat

Trichat Trilogo Software de Manutenção Predial

Tudo o que sua empresa precisa para gerenciar a manutenção predial

A plataforma é completa e tem versões para desktop e mobile, para que você possa atualizar chamados e conferir a produtividade do time em qualquer lugar. 

Setores como varejo, supermercados, instituições de ensino, clínicas de saúde e laboratórios, dentre outros, já usam e aprovam a nossa solução. Como clientes, temos orgulho em dizer que fazemos parte do dia a dia de grandes marcas, tais como Pague Menos, Reserva, Kopenhagen e Grupo Mateus.

Com os nossos relatórios vai ficar mais fácil identificar ativos que estão com maior recorrência de falhas, gerando mais custos para a sua empresa. Com eles, também vai ficar mais prática a extração de dados importantes para as reuniões gerenciais. 

Você pode agendar agora mesmo uma demonstração gratuita do Trílogo com nosso time de especialistas. Basta clicar no banner abaixo para descobrir como resolver os problemas de gestão de manutenção predial num passe de mágica!

Jordânia Caetano | Comunicação & Marketing Trílogo

A equipe de Marketing Trílogo é apaixonada por compartilhar conhecimento e insights valiosos sobre gestão de manutenção predial. Com anos de experiência e expertise na área, nossa equipe se dedica a fornecer conteúdo relevante e atualizado para ajudar nossos leitores a aprimorar suas práticas de manutenção.